FTC pode considerar processo contra acordo com a Microsoft e Activision


Microsoft compra Activision Blizzard

A Federal Trade Commission está considerando abrir um processo antitruste contra a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

O Politico relata que um possível processo pode estar em andamento já no próximo mês e pode tentar bloquear o acordo, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

Fontes disseram ao Politico que os quatro comissários da FTC ainda não votaram em uma reclamação ou se reuniram com advogados, mas a maior parte da investigação foi concluída.

A equipe encarregada de revisar o caso da Microsoft para que o acordo vá adiante é descrita como “cética“.

No entanto, um processo não é garantido neste momento, e a FTC ainda não fez um anúncio oficial.

Ontem, a Microsoft publicou uma resposta aos contra-argumentos em andamento ao acordo. Uma preocupação em particular é o que pode acontecer se Call of Duty se tornar exclusivo do Xbox, seja do próprio console ou do Xbox Game Pass. A empresa chamou essas preocupações de “exageradas” e disse que Call of Duty não é “especial” ou “único”.

Em resposta, a Sony afirmou que perder Call of Duty iria “diminuir severamente a capacidade e o incentivo da SIE para investir em futuras inovações de hardware e tecnologias de jogos“.

No início deste mês, a Comissão Europeia anunciou que está abrindo uma investigação aprofundada sobre a aquisição, dizendo que suas conclusões preliminares justificam uma análise mais profunda das repercussões competitivas da aprovação do acordo.

“Em particular, a Comissão está preocupada com o fato de que, ao adquirir a Activision Blizzard, a Microsoft possa impedir o acesso aos consoles e videogames para PC da Activision Blizzard, especialmente a jogos de alto perfil e grande sucesso (os chamados jogos AAA), como Call of Duty, ” disse.

O prazo para a investigação da Comissão Europeia é 23 de março.

No Reino Unido, a Autoridade de Mercados da Concorrência também entrou na fase dois de sua investigação para saber se o negócio deve prosseguir. Uma decisão de setembro do regulador disse que a fusão pode resultar em uma “diminuição substancial da concorrência” no mercado do Reino Unido.

O regulador não se influenciou com a justificativa da Microsoft para o acordo e, no mês passado, pediu ao público que compartilhasse sua opinião sobre como a aquisição afetará a concorrência.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
66
Gostei
HAHAHA HAHAHA
26
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
53
Não Gostei
Bravo Bravo
20
Bravo
Legal Legal
33
Legal
Chorando Chorando
40
Chorando
Surpreso Surpreso
46
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.