Rumor: PS5 usará metal líquido para sistema de resfriamento, sugere patente


ps5 metal liquido resfriamento

Mais uma vez, vou lamentar o fato de não termos conseguido a desmontagem oficial do console do PS5 que Mark Cerny prometeu no início deste ano, mas uma patente publicada recentemente sugere que o PS5 pode usar metal líquido como parte de seu sistema de refrigeração para o console de próxima geração. Em um alto nível, o objetivo da patente “se relaciona a uma técnica para melhorar o desempenho de resfriamento de um dispositivo semicondutor”, e outros detalhes revelam que a solução de resfriamento é um metal líquido.

Agora, a primeira coisa a entender é que isso não significa que o PS5 terá metal líquido bombeando através dele como um PC refrigerado a água ou o motor do seu carro. O metal líquido atua como um dissipador de calor em uma área predeterminada entre o chip semicondutor e o radiador. Isso substitui a graxa tradicionalmente usada que normalmente é usada em componentes eletrônicos.

“Em vez de graxa, um metal que é liquefeito pelo calor durante a operação do chip semicondutor é usado como um material condutor de calor entre o chip semicondutor e o radiador. Se tal metal for usado, a resistência térmica entre o chip semicondutor e o radiador é reduzida e o desempenho de resfriamento do chip semicondutor pode ser melhorado. ”

A patente segue descrevendo os selos que conteriam o metal liquefeito, usando uma “resina curada por ultravioleta” para garantir que ele não vaze para o resto dos componentes quando aquecido. A patente foi descoberta pela primeira vez pelo usuário do Twitter @69iice e pode ser visualizada na íntegra no site da WIPO. Algumas respostas expressaram preocupação com a fabricação e envio de um dispositivo eletrônico com metal líquido dentro, mas é importante observar que a mudança do estado da matéria é fundamental para esta solução de resfriamento. O metal é liquefeito pelo calor do funcionamento do próprio dispositivo, que então se torna o dissipador de calor entre o semicondutor e o radiador (que dissipa esse calor). É um método mais eficiente de retirar o calor do semicondutor durante a operação.

O PS5 ainda terá ventiladores e fluxo de ar para ajudar no processo de resfriamento – algo obviamente mostrado por meio de seu design exclusivo. O dissipador de calor de metal líquido é simplesmente parte da solução geral de resfriamento, desempenhando um papel crítico no redirecionamento do calor para o radiador, onde ele pode ser resfriado por aquele fluxo de ar através do sistema. A desmontagem adequada do console provavelmente nos dará uma ideia melhor de como todas essas peças funcionam juntas, mas a Sony disse que muito trabalho foi feito para tornar o ruído do ventilador no PS5 mais silencioso. Um fluxo de ar mais eficiente por meio de um projeto específico e uma melhor dissipação de calor do semicondutor por meio do metal liquefeito podem desempenhar um papel importante nisso.

É importante lembrar que patentes não significam que isso é definitivamente o que a Sony está usando para o PS5, mas o momento da publicação é curioso. Ele foi originalmente apresentado em fevereiro deste ano. Talvez a desmontagem total esteja perto, agora que a patente se tornou pública. Afinal, faltam apenas cerca de três meses para a Sony exibi-lo antes que os jogadores ponham as mãos no console.

O chefe do Xbox, Phil Spencer, comentou sobre o design do PS5 e disse que gostou da solução que eles criaram para o resfriamento, no entanto, é improvável que ele tenha detalhes específicos sobre o sistema de resfriamento geral. Seus comentários simplesmente refletem o design físico do console com relação ao fluxo de ar, não como os componentes internos funcionam para mantê-lo resfriado ou o uso de metal liquefeito como dissipador de calor entre o semicondutor e o radiador.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
26
Gostei
HAHAHA HAHAHA
53
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
13
Não Gostei
Bravo Bravo
46
Bravo
Legal Legal
60
Legal
Chorando Chorando
66
Chorando
Surpreso Surpreso
6
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *