Housemarque, desenvolvedora de Returnal, está trabalhando em uma nova IP


desenvolvedora returnal agradece sony arriscado

Faz quase um ano desde o lançamento do shooter roguelike de ficção científica da Housemarque, Returnal, e olhando para trás, tornou-se bastante aparente com o passar do tempo que o exclusivo PS5 é facilmente o melhor jogo que o estúdio já fez, o que se refletiu em também seu desempenho comercial. Dado o quão bom Returnal foi, e dado o fato de que a Housemarque agora é um estúdio PlayStation de primeira linha, não há escassez de pessoas sobre o que vai passar para o próximo.

Acontece que o próximo projeto será uma nova IP. Falando em uma entrevista ao VentureBeat, quando perguntado se, dado o foco renovado da Sony em jogos de serviço online, a Housemarque também tentaria algo semelhante, o diretor-gerente do estúdio, Ilari Kuittinen, sugeriu que os atiradores de arcade da velha escola provavelmente o que o desenvolvedor vai continuar a focar.

“Somos um dos últimos dinossauros a fazer jogos de arcade”, disse Kuittinen. “ Nex Machina , há alguns anos, era um jogo de tiros no estilo dos coin-ops dos anos 80. Isso é uma pista. Mas é interessante. Nós estivemos pensando sobre isso.”

Kuittinen então falou brevemente sobre como a tentativa da Housemarque de fazer um shooter multiplayer com os Stormdivers cancelados não foi exatamente um sucesso, antes de acrescentar que o estúdio está nos estágios iniciais de desenvolvimento e “conceito” de uma nova IP. 

“Tivemos nosso período trabalhando em jogos multiplayer, porque alguns anos atrás parecia que você precisava ter algum tipo de experiência multiplayer”, disse ele. “Nós tentamos isso, e realmente não fizemos tão bem. Mas ainda estamos começando um novo jogo, um novo IP, conceitualizando-o. Vamos ver o que vem com isso.”

O diretor de jogos de Returnal,  Harry Krueger, também entrou na conversa, dizendo que diferentes tipos de experiências de jogos, incluindo títulos de serviço ao vivo, podem coexistir, mas que a trajetória de Housemarque continuará no caminho que  Returnal trilhou  .

“Estamos realmente tentando manter essa identidade”, disse Krueger. “É maravilhoso agora que os jogos tenham crescido e evoluído tanto que há tanta variedade e diversidade de experiências de jogo. Todos podem coexistir pacificamente. Pode haver jogos de serviço ao vivo, jogos multiplayer, jogos com muitas sensibilidades diferentes. O retorno é apenas outra voz. Neste estágio, estamos bastante orgulhosos do que conquistamos com a Returnal e estamos muito animados para seguir essa mesma trajetória como empresa.”

Embora provavelmente demore um pouco antes de ouvirmos muito sobre o que a Housemarque está preparando a seguir, o estúdio já deu algumas indicações do que podemos esperar dele no futuro. Logo após  o lançamento de Returnal  , o diretor de marketing Mikael Haveri disse que a Housemarque quer que seu próximo jogo seja ainda maior – um sentimento que foi ecoado por Kuittinen pouco tempo depois.

Returnal já está disponível no PS5. Confira o nosso guia para Returnal.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.