Confira comparação gráfica do PES 2021 e eFootball 2022


Muito se tem falado sobre o eFootball 2022 nos últimos dias, e nem sempre para melhor. Tem a duvidosa honra de ser o jogo Steam com as piores críticas e o desenvolvedor garante que fará todo o possível para melhorá-lo . É um jogo de futebol ambicioso que dá o salto para o modelo livre e vai melhorar ao longo dos meses e anos , não é um lançamento fechado mas tem espaço para melhorias, e é isso mesmo que se pretende: expandir o conteúdo, lapidar aspectos técnicos e correção de bugs.

As críticas têm sido contra a jogabilidade, a escassez de modos ou times – neste momento – ou os gráficos, que não são apenas inferiores ao FIFA 22, mas muitos fãs do PES dizem que com o Unreal Engine eles deram um passo para trás em relação ao visto recentemente anos com a FOX Engine. Isso é certo? Uma comparação feita por ElAnalistaDeBits coloca o eFootball 2022 frente a frente com o PES 2021 -que lembramos foi uma atualização do modelo do PES 2020.

Aspectos que pioraram

Deve-se admitir que a Konami ainda não dominou o Unreal Engine e o resultado é geralmente pior do que com o FOX Engine . Há alguma seção onde o eFootball 2022 é melhor, mas na maioria de nós ficamos com os gráficos do PES 2021 .

Onde não há discussão possível é na semelhança dos jogadores, muito maior no jogo do ano passado . Aparentemente, a Konami não usou a mesma modelagem dos últimos anos e os atletas, incluindo as estrelas mais proeminentes, perdem o detalhe visto nos jogos da FOX Engine. No eFootball 2022 são mais “manequins”, a pele é de plástico, não tem mais efeito de suor, as imperfeições desaparecem, etc. Aqui, parece um salto de geração, mas para trás.

O novo motor usa iluminação diferente e isso produz uma cor diferente. Mesmo que a tecnologia Unreal Engine seja mais moderna, o desenvolvedor não conseguiu dar o contraste adequado, algo visível nas arquibancadas que agora parecem muito “planas” e monótonas. Além disso , os personagens fora do campo agora se movem a 30 fps em vez de 60 fps.

O desempenho melhorou? Não, pelo contrário. Com PES 2021 funcionou a 1080p no PS4 e 1260p no PS4 Pro,  enquanto o eFootball funciona a 792p no PS4, 1080p no PS4 Pro e 1440p no PS5. FOX Engine é um motor muito bem otimizado como demonstrado em Metal Gear Solid 5, um enorme mundo aberto de 60fps no PS4, então não é nenhuma surpresa que o motor criado pela antiga equipe de Hideo Kojima seja melhor nisso também.

O único aspecto que melhorou

Nem tudo são más notícias com a mudança do motor. Gostamos mais do visual da nova grama, é mais natural, mas é algo que só pode ser visto em close-ups e é claro que não compensa os defeitos do resto do jogo.

O vídeo também analisa animações de jogadores e rostos em movimento . Aqui não parece haver grandes diferenças, embora tenhamos visto mais expressividade no goleiro do PES 2021 quando um pênalti é executado. A física da bola também é muito semelhante em situações semelhantes.

“A Konami chega com o título futebolístico com o dever de casa desfeito, atormentado por equívocos e equívocos que nos fazem enfrentar um jogo desajeitado e abrupto , em que muitas ações são decididas por erros do próprio jogo”, temos nas impressões . “Não estamos diante de uma demonstração como a Konami disse, mas sim um acesso antecipado com muito a fazer, que, como aquele jogador da pré-temporada, de vez em quando nos deixa vislumbres do que pode se tornar, mas que precisa de muito trabalho pela frente para atingir o nível deles, trabalho que a Konami deve realizar nas próximas semanas e meses se realmente quiserem oferecer um título de futebol que possa competir com o FIFA pelo menos em campo, algo que eles fizeram com as últimas parcelas do PES”


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
60
Gostei
HAHAHA HAHAHA
20
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
46
Não Gostei
Bravo Bravo
13
Bravo
Legal Legal
26
Legal
Chorando Chorando
33
Chorando
Surpreso Surpreso
40
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *